Conheça a legítima gôndola veneziana sem sair do Brasil!


A cidade de Nova Veneza, interior do estado de Santa Catarina, está dando o que falar. Depois de ter sido tema de reportagem na Globo, no programa Mais Você, o interesse pelo destino aumentou.

Considerada pelos moradores a cidade mais italiana do Brasil, Nova Veneza é um dos dois únicos municípios da América Latina que possem a gôndola legítima de Veneza (Itália). O outro município é Farroupilha, presenteado pelo governo italiano com uma gôndola veneziana na ocasião do Centenário da Imigração Italiana (1975). A embarcação está localizada no distrito de Nova Milano e faz parte do Patrimônio Cultural de Farroupilha. Além das duas gôndolas citadas, somente mais três ficam fora da Itália (Rússia, Canadá e EUA).

Em Nova Veneza, como a atração localiza-se em uma pequeno lago artificial, infelizmente não são realizados passeios. Ela está disponível somente para fotografias. O visitante pode embarcar e fotografar até mesmo ao lado de um "gondoleiro".


Mas o grande diferencial do município é a gastronomia italiana. A Festa da Gastronomia Típica Italiana ocorre todo ano. A próxima será de 15/06/2012 a 17/06/2012. O ponto alto do evento é o Carnevale di Venezia (carnaval de Veneza), onde os foliões esbajam mistério e alegria com suas fantasias estilo venezianas.


Fotos: Anderson Machado

  
A Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo está traçando estratégias para o desenvolvimento da cidade e melhor infraestrutura para receber os turistas. 

Informaçães sobre passeios pela cidade e arredores: 

Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo: (48) 3471-1789

Operadora Trilhas e Montanhas: (48) 3436-5417
Funcionamento de segunda-feira a sexta-feira, das 8 hs às 12 hs e das 13 hs às 17 hs.

Um comentário:

  1. Gostaria de REGISTRAR que a primeira GONDOLA Veneziana no BRASIL é a de Farroupilha-RS, doada pelo Governo Italiano em 1975, por ocasião do centenário da imigração Italiana no RGS. Ela se encontra no Distrito de Nova Milano em Faroupilha-RS.

    ResponderExcluir

Participe do blog e deixe seu registro!