Lençóis Maranhenses-MA (Como Chegar, Quando Ir, Onde se Hospedar e Onde Comer)

Olá! Mais um destino para vocês: Lençóis Maranhenses!

O que dizer de um deserto intercalado de lagoas com águas cristalinas que nos encantam, nos lavam a alma e nos permitem a sensação de que a natureza não tem limites? Uma beleza que impressiona qualquer viajante!

Boa viagem a todos!

Lagoa Azul!! Orgulho de ter clicado esta sensacional paisagem!

O Parque dos Lençóis Maranhenses é considerado uma rara formação em nosso planeta e abrange as cidades de Barrerinhas, Santo Amaro do Maranhão e Primeira Cruz.

Imagine a cidade de São Paulo tomada por dunas e lagoas? Isso mesmo! O imenso deserto tem o tamanho da capital paulista, com um total de 155 mil hectares. O que mais nos encanta é que as lagoas são preenchidas com água das chuvas! Então como explicar o azul da cor do mar?

COMO CHEGAR:

O acesso não é fácil, mas isso é que dá valor ao local e dificulta o acréscimo acelerado de turistas. Barreirinhas, uma pequena e simples cidade do interior do Maranhão, é o ponto de partida para a região dos Lençóis Maranhenses. 

É preciso ir até São Luís, capital do estado, e tomar um ônibus até Barreirinhas. Foi assim que eu fiz. Contratei os serviços da Tropical Adventure.

O micro-ônibus busca os passageiros no hotel, em São Luis, e os deixa no hotel, em Barreirinhas. A distância entre as duas cidades é de 260 km (aproximadamente 3 horas e meia de viagem), via MA-402. No caminho, você perceberá a pobreza do interior do estado, encontrará casas de pau-a-pique, à beira da estrada, e nativos muito humildes.

A viação Cisne Branco também faz o trajeto, através de ônibus com ar condicionado, partindo da rodoviária de São Luís. Contato: (98) 3243-2847/3245-1233. Atenção para o percurso, pois a viagem pode ser mais longa caso o trajeto seja via Rosário ou Morro.

Uma opção alternativa e confortável é fretar um avião bimotor ou monomotor. São 50 minutos partindo do aeroporto de São Luís. A vantagem é que, ao chegar, você avista os Lençóis de camarote! Uma das empresas que oferecem o serviço é a Curupuru Taxi Aéreo (contato: 98-3244.1511). Informações no Aeroporto de São Luís: (98) 3217-6100 ou 3217-6105.

MELHOR ÉPOCA:

Dizem que a melhor época para curtir os Lençóis é de julho a setembro. Fui antes, na primeira quinzena de junho, um pouco depois das enchentes que castigaram o interior do Maranhão. Uma boa época também, pois as lagoas estavam bem cheias, em tons azulados de doer os olhos! Portanto, fique atento e tente reservar sua viagem nesse período. O mês de junho é interessante por um segundo motivo. Coincide com a festa mais famosa de São Luís: Bumba-Meu-Boi.

HOSPEDAGEM:

No quesito hospedagem, Barreirnhas não possui muitas opções, mas a maioria oferece conforto e contato com a natureza.

O Porto Preguiças Resort  e o Gran Solare Lençóis Resort possuem ótima infraestrutura e são as duas melhores opções da região. O primeiro situa-se em uma área de 200 mil m², às margens do Rio Preguiças, distante 2 km do centro de Barreirinhas. Alguns dos diferenciais são a piscina de 700 m², com fundo de areia, e uma praia particular em frente ao rio. Contato pelo telefone: (98) 3349-6050.

Já o Gran Solare, onde me hospedei, tem estrutura de hotel. Os quartos são confortáveis (há 242 unidades) e a piscina é ampla (720 m²). Possui Kids Club, loja de conveniência, uma marina de onde saem os barcos para o passeio pelo Rio Preguiças, entre outros. Telefone: (98) 3349-3000

 Piscina do Gran Solare

O Resort Lençóis Maranhenses é também uma boa opção. Localizado em uma área mais distante do centro, possui 32 apartamentos. O hóspede tem a vantagem de poder fazer as refeições à beira do rio. Telefone: (98) 3349-1139.

A Pousada Encantes do Nordeste fica a 3,5 km de Barreirinhas, o que não atrapalha em nada, pois os veículos que fazem os passeios buscam os hóspedes. Instalada em uma área de 10 mil m², a pousada localiza-se à beira do Rio Preguiças. São 20 chalés, com tarifas desde R$ 190,00 (casal) para os meses de setembro, outubro e novembro do corrente ano. Contato: (98) 3349-0288/3349-0260

Já a  Pousada do Buriti localiza-se na área central de Barreirinhas. Simples, mas confortável. Possui piscina, 33 chalés e quiosques à beira de um riacho. Telefone: (98) 3349-1802.


OPÇÕES MAIS SIMPLES:

Pousada do Rio: Não possui piscina, mas fica em frente ao rio. Telefone: (98) 3349-1255

Pousada Murici: Telefone: (98) 3349-1192

Pousada e Restaurante Dona Maria: No andar de cima funciona a pousada, localizada no centro da cidade. Telefone: (98) 3349-1109


ONDE COMER:

Queridos, as opções de gastronomia são bem restritas na região. Os melhores restaurantes são os do Porto Preguiças Resort, com adega climatizada e cozinha variada  e do Gran Solare Lençóis, onde você paga pelo buffet ou faz pedido à la carte. 

Restaurante do Gran Solare

Para a noite, reserve o Bambaê, um bar rústico de madeira e palha, localizado na pousada Encantes do Nordeste, com música ao vivo e apresentações de capoeira e da dança nativa cacuriá. Estrada da Boa Vista, em frente ao famoso Rio Preguiças. Telefone: (98) 3349-0288. A dica são os camarões grelhados ao molho de frutas vermelhas e purê de açafrão.

O Terraço do Preguiças, próximo ao rio de mesmo nome, é um espaço simples com cobertura de palha, e oferece música ao vivo. Av. Beira-Rio, 307 A. Telefone: (98) 3349-0422


OUTRAS INDICAÇÕES:

Dona Maria: Av. Beira-Rio, telefone: (98) 3349-1109. Especialidade: pescados

Marina Tropical: Av. Beira-Rio, telefone (98) 3349-1143. Especialidade: pescados. A indicação é provar a peixada maranhense.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog e deixe seu registro!