Museu das Minas e do Metal-BH

Não só de bares vive a capital mineira. Já tentou descobrir BH culturalmente? Estou falando dos museus. Geralmente, a maioria das pessoas não conhece as atrações culturais de sua cidade, deixando para aproveitar este momento quando estão viajando.

O Circuito Cultural da Praça da Liberdade é muito interessante. A começar pelo Museu das Minas e do Metal. A inovação tecnológica e a criatividade de cada espaço me supreenderam. Projetado pelo competente museógrafo Marcello Dantas, o museu abriga 18 salas de exposição permanente com um importante acervo sobre mineração e metalurgia.

O belíssimo prédio do Museu foi inaugurado em 12 de dezembro de 1897 e já sediou a Secretaria de Estado da Educação. 


                                     



O primeiro ambiente a conhecer é a Sala Chão de Estrelas, onde lunetas e telescópios apontam para o chão, funcionando como microscópios que ampliam os minérios e minerais.


Ouro


Um ambiente de última geração e muito interessante é o Vale Quanto Pesa. Uma balança, um banco de dados de laboratório e uma imagem infravermelha do calor emitido pelo corpo nos permitem estimar a quantidade de metais que carregamos.



No centro da sala Língua Afiada fica uma imponente escultura de metal que representa a língua. O objetivo é demonstrar algumas das principais qualidades do metal: maleabilidade e brilho. 


Mais fotos:





Gostou? Muitos outros ambientes esperam por você!

Funcionamento: de terça a domingo das 12 às 18 horas.
Valor: R$ 6,00 inteira e R$ 3,00 meia-entrada. Toda quinta-feira a entrada é gratuita.
Endereço: Praça da Liberdade s/nº Prédio Rosa.
Telefone: (31) 3516-7200.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog e deixe seu registro!