Argentinos são os turistas que mais visitaram o Brasil

Os argentinos são os turistas que mais visitaram o Brasil no ano passado. Nada menos que 1,3 milhão de hermanos vieram ao Brasil, principalmente a lazer. O número corresponde a 27% dos estrangeiros que estiveram no país em 2010. Ao todo, 5,1 milhões de turistas de outros países vieram ao Brasil no ano passado – 300 mil pessoas a mais do que em 2009. Estes visitantes deixaram no país US$ 6,7 bilhões.

Em segundo lugar no ranking aparecem os norte-americanos, representando 12% dos visitantes, seguidos dos italianos, 5% do total. Mesmo assim, os sul-americanos são a maioria: 46,2% de todos os turistas de outros países, ou 2,3 milhões de pessoas.

“Cada vez mais temos que investir em divulgação na América do Sul. São os países vizinhos os maiores emissores de turistas, aqui ou na Europa. E a internet tem se tornado a grande fonte de informação para a decisão das viagens. A pesquisa mostrou que 30% das pessoas usaram a rede para saber sobre o Brasil e decidir a viagem”, destaca José Francisco Lopes, diretor do Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo (MTur).

Os dados fazem parte de uma pesquisa encomendada pelo Ministério do Turismo à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), realizada com 39 mil pessoas. O levantamento revelou que 60,2% dos turistas vieram em busca de sol e praia e a maioria visitou os estados de São Paulo (22,5%) e Rio de Janeiro (20,1%). A Bahia ficou em quinto lugar no número de visitantes (5,9%), e Pernambuco em oitavo (2%).

José Francisco analisa a importância de atrair voos internacionais e divulgar os estados no exterior na tentativa de aumentar o número de turistas de outros países. “Hoje, 65% dos voos internacionais pousam em Guarulhos (SP) e outros 18% chegam pelo Rio de Janeiro. O fato de ter uma malha aérea mais diversificada é importante, mas se o turista se interessar pelo destino, ele com certeza embarcará num voo doméstico e seguirá para o local que deseja”, considera.

Um dado interessante da pesquisa está na satisfação dos visitantes. Quesitos como hospitalidade (97,8%), gastronomia (95,5%) e alojamento (94%) ficaram no topo das avaliações positivas (“muito bom” e “bom”). Já telefonia e internet (73,8%), rodovias (66,4%) e preços (59,9%) tiveram os menores percentuais de “muito bom” e “bom”.

Do Diario de Pernambuco

Fonte: http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=20111013083251&assunto=164&onde=Economia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog e deixe seu registro!