Turismo do crime chega a São Paulo


Essa nem mesmo quem adora repetir que “em São Paulo encontra-se de tudo” poderia imaginar. Em março de 2012, a capital vai ganhar um passeio turístico pelos cenários dos crimes mais famosos da cidade desde o século 19. Pode até parecer mórbido, mas acredite: já tem gente na fila de espera por uma vaga na atração. “Nós não queremos fazer dos casos uma alegoria, mas essa é uma parte da história de São Paulo que deve ser mostrada”, justifica Carlos Silvério, dono da Graffit Projetos Turísticos e idealizador do circuito. 

O itinerário ainda não está totalmente definido, mas já tem nome: Circuito de Crimes Paulistanos. Segundo Silvério, o passeio deve durar entre três e cinco horas e vai se restringir à região central. “Se durar mais do que isso, fica cansativo.”

O ingresso deve custar R$ 45 e quem topar a aventura vai ter direito a água e lanches à vontade, lembranças do circuito e explicações sobre cada crime. O itinerário vai ser percorrido em um ônibus com decoração e músicas temáticas.

PreparadosContar mais de cem anos de crime na maior metrópole do país não é tarefa simples. Os monitores já estão estudando reportagens e documentos publicados sobre cada caso. O mais antigo é a morte do jornalista Libero Badaró. Seu nome batizou outro endereço importante nas páginas policiais. Foi nessa rua que Giuseppe Pistone comprou a mala onde escondeu o corpo da mulher esquartejada. Outro ponto visitado é o Castelo da Rua Apa, onde uma família inteira morreu baleada. Até o túmulo do casal Richthofen, mortos pelo namorado e cunhado da filha Suzane, faz parte do pacote turístico. O passeio termina no Museu do Crime, espaço onde estão fragmentos de vários crimes. A agência estuda colocar no roteiro o Parque da Juventude (antigo Carandiru) e o Edifício London, onde Isabella Nardoni foi morta em 2008.

Roteiro
Quando: Março de 2012
Onde: Centro de São Paulo
Quanto: R$ 45
Quem: Graffit Projetos Turísticos
Informações: A agência tem outros passeios inusitados. O site deles é o www.graffit.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog e deixe seu registro!