Gastronomia em Diamantina


No quesito gastronomia, Diamantina não é como Tiradentes. A cidade é desprovida de uma farta variedade de bons restaurantes. Para mim, os melhores são O Garimpeiro (Pousada do Garimpo), Grupiara e Apocalipse.

O Garimpeiro: Adoro a paisagem, o ambiente e o filé mignon ao molho de vinho. Comandado pelo chef Vandeca, a especialidade é a comida mineira, mas não dispenso o sagrado filé, que vem acompanhado de batata souté (ou fritas) e arroz com brócolis. Serve três pessoas tranquilamente. O maitre Ailton é sempre simpático e prestativo. Não deixe de experimentar o molho de pimenta produzido por ele. Av. Saudade, 265. Telefone: (38) 3531-1044.


Grupiara: O forte são os pratos à la carte de comida mineira. Experimente o 'lombo à virada mineira' e o 'frango à loulena'. Durante a tarde, o gostoso é sentar-se nas mesinhas, ao lado de fora , pedir o drink 'terra e sol' e observar o vai e vem dos turistas. Rua Campos Carvalho, 12.  Telefone:(38) 3531-3887.


Apocalipse: Costumo ir aos domingos, antes de pegar estrada para BH. Com boa variedade, o melhor self-service de Diamantina funciona em um casarão colonial, em frente à praça do mercado. Sente-se perto da varanda e aprecie a vista. Praça Br Guaçuí, 78. Telefone: (38) 3531-3242.



Al Árabe: O ambiente, comandado por um simpatico árabe, faz jus ao nome. Adoro as esfirras de lá. O quibe também é muito bom, em especial o vegetariano! Praça Dr. Prado, 124. Telefone: (38) 3531-2281.

Quibe vegetariano, com coalhada seca e abóbora.


Espaço B: O lugar mais agradável para ouvir uma boa música ao vivo, ler livros, degustar um bom vinho, além de tomar o melhor chocolate quente de Diamantina, é o Espaço B. Em época de muito movimento na cidade, aconselho fazer reserva de mesa. Beco da Tecla, 29. Telefone: (38) 3531-6005.

























Uma boa pedida é a generosa batata recheada de catupiry e ervas finas. Delícia.

Batata recheada

Deguste Dressing: Especialidade em massas e crepes. Nunca experimentei as massas, mas dizem que a com molho pesto e filé é muito boa. Quanto aos crepes, gosto muito do 'Nando Reis', à base de carne seca. Beco do Mota, 31 A. Telefone: (38) 3531-1030.

'Nando Reis'

A Baiúca: É o point preferido dos jovens, durante as tardes de sábado, para jogar conversa fora, paquerar e tomar uma bebidinha.


Recanto do Antônio: Um bar com ambiente agradável, bom para ouvir uma música ao vivo e petiscar. Beco da tecla, 39. Telefone: (38) 3531-1147.

Lelu's: Gosta de milk shake de ovomaltine? Então não deixe de passar na Lelu's. Você nem imagina que ao entrar naquela pequena e simples portinha, vai provar um milk shake divino! Beco da Tecla.



O Café do Beco: Sempre nas manhãs de domingo, a exposição de quitandas e quitutes mineiros compõe um belo e gostoso café-da-manhã  ao ar livre. É o Café do Beco, localizado no Beco da Tecla.

Bom apetite!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog e deixe seu registro!