Se você já comprou passagem de avião pela internet, já deve ter se
deparado com alguma propaganda de programa de fidelidade da companhia
aérea. O benefício pode ser vantajoso para aquelas pessoas que viajam
bastante, a trabalho ou lazer. Além de trocar as milhas adquiridas por
bilhetes aéreos, alguns programas oferecem outros “mimos” para
conquistar o cliente, como descontos em produtos de empresas parceiras e
até troca por atividades inusitadas, como um dia no SPA ou consultoria
financeira.
No Brasil, das cinco maiores companhias aéreas, quatro têm programas de
fidelidade: TAM, Gol, Azul e Avianca. A única que não possui é a Webjet,
cuja compra pela Gol ainda depende de aprovação do Conselho
Administrativo de Defesa da Econômica (Cade). Entre as empresas, a que
tem opções mais atrativas e diversificadas ao cliente é a TAM, que, por
ser associada à rede internacional de companhias aéreas Star Alliance, a
qual contém 25 afiliadas, possui maior cobertura de destinos
estrangeiros.
O cliente também pode resgatar os pontos do TAM Fidelidade em
companhias parceiras e que pertencem à Multiplus, um braço da aérea que
permite aos participantes acumular e resgatar pontos em vários segmentos
de diferentes mercados. Já a Gol, parceira de Air France, KLM, American
Airlines e Delta Airlines, oferece como vantagem do Smiles a troca de
milhas por passagens aéreas, e também possui parcerias com hotéis,
bancos e outros estabelecimentos para acelerar o acúmulo das milhas.
O programa Amigo, da Avianca, segue o mesmo estilo, com a exceção de
que os pontos não podem ser trocados por passagens internacionais. A
companhia oferece descontos em aluguéis de veículos e abatimento no
estacionamento de Guarulhos. Além disso, tem a chamada a conta-familia,
onde até cinco parentes de primeiro grau do cliente acumulam pontos em
conjunto durante 12 meses.
Já o Tudo Azul, da Azul, tem uma proposta diferente. Em vez de
acumular pontos, o cliente soma créditos que podem ser convertidos em um
voucher e, depois, virar descontos em passagens aéreas. Esses créditos
também podem ser obtidos com compras feitas em cartões de crédito
vinculados a alguns bancos.
Confira, no infográfico abaixo, os principais destaques de cada programa de fidelidade:
Fonte: http://economia.ig.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do blog e deixe seu registro!