Arredores de Belo Horizonte

Beagá, apelido carinhoso dado por nós, mineiros, está abraçada por belas paisagens e por uma natureza exuberante, em especial pelas montanhas. Estamos próximos a uma infinidade de lugarejos escondidos que só quem mora por aqui descobre e vai contando um para o outro.

As montanhas mineiras, juntamente com as cachoeiras, o melhor queijo do Brasil, ingrediente principal do pão mais desejado pelos brasileiros (o pão-de-queijo), o jeitinho mineiro acolhedor e simpático, as pousadinhas escondidas entre matas e pequenas vilas são algumas riquezas que nos fazem sentir orgulho dessa terra.

A seguir, contarei um pouquinho para vocês sobre lugares interessantes para passar o dia ou até mesmo para esticar e conhecer mais a fundo o que eles têm a oferecer. Seja para levar a família, os amigos ou o seu amor. Boa viagem!

Pôr do sol no Topo do Mundo:

O Topo do Mundo é O LUGAR para quem quer passar a tarde e assistir ao magnífico pôr do sol. O restaurante, cercado de vidraças, fica literalmente no topo de uma montanha, a 1500 metros de altitude, no alto da Cordilheira da Serra da Moeda, e proporciona uma vista esplêndida. Cenário de muitas noivas que fazem fotos externas, o local é também ponto de partida para voos de asa-delta e parapente. Durante o dia, os lugares mais disputados estão na varanda e, durante à noite, no ambiente interno, onde as mesas são decoradas por velas, proporcionando um clima mais que romântico.

De um lado há vista para a Lagoa dos Ingleses, local preferido dos esportistas náuticos. Do outro, a uma altura de 580 metros, a visão para o mar de montanhas parece não ter fim, e o pôr do sol em cores quentes traduz uma beleza indescritível.

A decoração do local é de extremo bom gosto, unindo rusticidade, sofisticação e conforto. Apesar de tudo, da última vez que almocei lá não gostei muito, exceto da sobremesa. Para quem quiser ficar nas entradinhas, ótimo.

O restaurante está distante 34 Km de Belo Horizonte, mas vale percorrer todo o caminho para conhecê-lo. Para chegar até lá pegue a BR040, sentido Rio de Janeiro. Após passar pelo trevo de Ouro Preto, siga mais 3 km, aproximadamente, e entre à direita ao avistar a placa para Retiro do Chalé e Inhotim.

E para quem quiser esticar a noite por ali pertinho, uma boa dica é a linda pousada Estalagem do Mirante.

O espetáculo voo de asa-delta


O clássico petit gateau. Muito bom!

Montanhas infindáveis. Lá embaixo, o condomínio Retiro do Chalé.
Atenção: as cenas que você verá agora poderão causar grande impacto!


Pôr do sol magnífico

Vista de uma mesa privilegiada do ambiente interno, cercado de vidro.


Horário de funcionamento:

Quarta a sábado de 12:00 hs à 01:00 h.
Domingo: 12:00 hs às 19:00 hs.

Endereço: Estrada da Serra, s/n, Serra da Moeda, Brumadinho/MG

Telefone: (31) 3575-5545
               (31) 8771-2884


Os restaurantes do Vale do Sol:

Na região noroeste de Nova Lima, a 17 km depois do BH Shopping, localiza-se o bairro Vale do Sol. Além de casas, há um pequeno comércio e bons restaurantes, disputados nos almoços de domingo e nas noites de fim de semana. Apesar de ser próximo a Beagá, o clima montanhês e os 1300 metros de altitude da região é um convite para quem busca ar puro e tranquilidade.

Vista do restaurante Preferido do Rei

Nessa foto, tirada com zoom, podemos ver a Torre Alta Vila (esquerda) e os prédios do bairro Vila da Serra
Perto dali localizam-se excelentes condomínios residenciais, como o selecionado Morro do Chapéu, preenchido por lindas mansões residenciais ou de campo. É um condomínio muito bem estruturado, com campo do golfe (aulas para sócios e não sócios), salão de festas de vidro com uma vista magnífica, belos jardins e sede esportiva.




As lindas hortênsias predominam na região de clima fresco
Os restaurantes do Vale do Sol, localizados fora dos condomínios, são boa pedida, principalmente para o clima frio predominante dali. Alguns dos melhores estão na Quinta Avenida, a principal via, que não é precisamente uma avenida, mas uma rua simples e rústica. São eles Bistrô da Matilda (cozinha com tendências francesa e inglesa), Bodega 361 (carnes argentinas na parrilha) e Divino (cozinha variada).

Há ainda o lindo restaurante Preferido do Rei, na entrada do Condomínio Pasárgada, mas indico apenas para ficar nas entradinhas e tomar um bom vinho. A comida é fraca e os pratos são demorados. Todas as sextas-feiras de lua cheia há música ao vivo. É o restaurante de onde se tem a mais bela vista do mar de montanhas.









 

Acho que não preciso dizer mais nada, não é mesmo? Basta suspirar....

Saindo dali você ainda pode pegar uma estradinha, passando dentro do Condomínio Pasárgada, e ir direto para São Sebastião das Águas Claras, um vilarejo conhecido como Macacos, repleto de pousadas e alguns bares e restaurantes. Esse será o tema da próxima postagem sobre os arredores de BH.

Até lá!!









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog e deixe seu registro!