A bela Arezzo

Após o café da manhã, no hotel em Siena, partimos para as belas estradas da Toscana. Toda aquela paisagem parecia fazer parte de um filme, o nosso filme. O roteiro estava pronto. Era dia de explorarmos as cidadezinhas de Arezzo e Cortona, distantes 70km e 73km, respectivamente, de Siena. 

O percurso é apaixonante. É tão romântico que dá vontade de parar toda hora e apreciar aquele conjunto de belezas infindáveis. Vontade de entrar nas casas de pedra que a gente vê lá no alto de uma montanha, de conhecer quem mora ali, de viver aquela vida tranquila nos lindos campos italianos.

As árvores símbolos da Toscana: os Ciprestes
Pimeiramente paramos na simples Basílica de São Francisco de Assis, construída no século XIII, cuja fachada nunca foi acabada. Logo em frente há uma estátua do santo protetor dos animais.




Mais adiante Arezzo foi nos mostrando ser um dos mais belos destinos da Toscana, embora não seja visitada pela grande maioria. Monumentos, ruas charmosas, igrejas e arquitetura histórica dão vida à cidade, que está localizada no topo de uma colina.


Caminhando em direção à Piazza Grande, essa lindinha loja de produtos típicos da Toscana chamou atenção. Presuntos variados, vinhos, queijos, funghi, massas e azeites estavam entre as delícias. Não resisti e comprei alguns pacotinhos de funghi porcini.


Chegamos à notável praça medieval da cidade, a Piazza Grande, cujo piso é inclinado e feito com tijolos vermelhos. A atração é conhecida mundialmente por ter sido cenário do filme italiano "A Vida é Bela".

Em volta podemos observar alguns monumentos, como o Vassari Loggia (desenhado por Giorgio Vasari), o Palácio Episcopal, o Palácio Cofani-Brizzolari e a Fraternita dei Laici

Piazza Grande

Ao fundo, o Vassari Loggia
Lá no alto, na Piazza Del Duomo, encontramos a Catedral de Arezzo, dedicada a São Donato. Apesar da fachada mais moderna, elaborada no século XX, a igreja teve sua construção finalizada no século XVI e demorou mais de 200 anos para ser concluída.



Catedral de Arezzo
O Palazzo del Comune, com arquitetura de Vasari, guarda história, vestimentas e objetos medievais. Uma maquete demonstra como era a cidade no século XIV.



Saímos de Arezzo com direção a Cortona, cidade cenário do filme "Sob o Sol da Toscana" e próximo tema a ser postado.

Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog e deixe seu registro!