Siena, patrimônio mundial da Unesco, é uma cidadezinha charmosa e romântica, localizada na Toscana, que nos dá a nítida impressão de que ainda estamos na Idade Média, mais precisamente na época do Renascimento, movimento iniciado na Europa no fim do século XIV. Também é ideal para servir de ponto de apoio para quem vai percorrer os arredores dessa linda região italiana, seja de carro, como nós fizemos, ou trem.
Após uma breve e tranquila viagem de 75 km, partindo de Florença, chegamos ao anoitecer. A hospedagem de 3 noites ficou por conta do Hotel Garden, localizado pouco após a entrada da cidade, a quase 3 km do centro histórico. O hotel disponibiliza estacionamento, piscina, restaurante, jardins, quadra de tênis e quartos amplos, limpos e confortáveis. Quanto ao café da manhã, era farto e servido no restaurante em frente ao jardim.
![]() |
http://www.gardenhotel.it |
A fome apertou e fomos até a Piazza del Campo com o objetivo de jantarmos no típico restaurante La Taverna di San Giuseppe, localizado ali perto, mas não conseguimos porque deveríamos ter feito reserva e a casa estava cheia. Então sentamos no Sansedoni, um dos restaurantes em volta da Piazza del Campo, onde pedimos um capeletti ao molho pomodori, acompanhados de um bom vinho, o Fattoria del Cerro. O prato não tinha nada de especial.
Se você quiser mesmo deliciar-se da gastronomia italiana de qualidade, escolha os melhores restaurantes, como o Taverna (citado acima) e o Da Enzo, e faça reserva, se não quiser ficar na fila sem saber a que horas vai jantar.
Vista do restaurante para a Torre del Mangia, na Piazza del Campo |
Capeletti do Sansedoni |
Siena é marcada pelo Palio, corrida tradicional de cavalos que acontece desde o século XVII, disputada pelos dezessete distritos (Contrade) da cidade. Em estilo medieval, o evento ocorre nos meses de julho e agosto. Esse ano iniciou-se em 02 de julho e terminará em 16 de agosto. Para maiores informações acesse aqui.
A Piazza del Campo é o símbolo desse pedacinho de Toscana e conhecida mundialmente pela beleza e arquitetura, além de ser uma das maiores praças medievais da Europa. A Torre del Mangia, juntamente com o Palazzo Pubblico, são os principais monumentos que cercam a praça em forma de concha. A torre, que possui 87 metros de altura, teve sua construção concluída em 1348. Já o palácio foi concluído pouco antes, sendo seu primeiro piso preenchido por esculturas e pinturas que traduzem a arte medieval. É o Museu Cívico, aberto ao público e, a cada ano, admirado por muitos visitantes.
A Piazza e seu chão inclinado |
Residências ao redor da Piazza del Campo |
Palazzo Pubblico e Torre del Mangia |
A segunda noite foi marcada pela presença no restaurante Antica Trattoria Papei, onde provamos um ravioli artesanal com o legítimo funghi porcini.
Se tiver alugado carro, atenção às placas de trânsito, o que não foi o nosso caso. Rsrsrs! Ao voltarmos do restaurante para o hotel, mesmo avistando a placa com um círculo vermelho, não demos importância por não entender o que significava. O GPS nos direcionou até o centro histórico, onde os veículos dirigidos por turistas são proibidos de circular. Rapidamente um carro de polícia nos seguiu, exigindo nossa parada. Perguntaram qual a nossa nacionalidade e, após respondermos, soltaram um "brasiliano!", o que não foi nenhum pouco vantajoso...Explicamos sobre o erro do GPS, mas de nada adiantou e, com um cordial "stupid machine!", apresentou o valor da multa, que foi pago na hora. Se você não tiver dinheiro, não se preocupe, eles aceitam cartão de crédito.
![]() |
Dê atenção às placas com este símbolo. |
http://www.operaduomo.siena.it |
Na Pizzicheria de Miccoli, a terceira e última noite foi marcada por uma verdadeira degustação dos mais variados e deliciosos presuntos italianos, acompanhados de um bom vinho. Inesquecível!
Com um aviso proibindo fotos no interior do estabelecimento, tivemos que nos contentar com o registro da fachada. E ai de quem desobedecer a regra disfarçadamente. Apesar da simpatia do dono, italiano é um povo meio bravo...
No dia seguinte, pela madrugada, deixamos uma das regiões mais encantadoras da Itália. Roma era o próximo destino. Até lá! Mas não sem antes registrar para vocês as demais cidades que conhecemos na Toscana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do blog e deixe seu registro!