As impressionantes esculturas de Ron Mueck


Ron Mueck é um escultor australiano, radicado em Londres, que utiliza efeitos hiper-realistas em suas artes, e, segundo seu assistente, sem utilizar computadores, mas apenas as mãos. As esculturas humanas são de deixar qualquer um boquiaberto com tamanha perfeição. Ao todo, o acervo é de 40 unidades, sendo algumas pertencentes ao Tate Modern, museu de Londres e outras à Fundação Cartier.

Após passar por Paris e Buenos Aires, finalmente a rara exposição chegou ao Brasil, no MAM do Rio de Janeiro. No período do dia 20 de março até 01 de junho desse ano, o evento atraiu milhares de visitantes, e nós fomos conferir.

Fachada do MAM.

MAM
Foram 9 esculturas humanas que reproduziram, em detalhes cinematográficos, expressões e pele que, se não fossem em tamanhos desproporcionais, facilmente seriam confundidas com a realidade.

A exposição permite ao espectador criar suas próprias interpretações. A intenção é identificar-se com a condição humana e os diferentes estados emocionais.


A primeira delas, com 2 metros de altura, é a "Still Life" (Natureza Morta), que reproduz perfeitamente, nos mínimos detalhes, um frango depenado. A ideia aqui é retratar a natureza e o seu consumo.

"Still Life"
A segunda é a "Woman with Shopping", que mostra uma simples mulher de expressão cansada, carregando sacolas e seu bebê.



A mais interessante é a enorme "Un Couple Under Umbrella", de 3 metros de altura, que retrata um casal com idade avançada, na praia sob um guarda-sol. Os pés foram os que mais chamaram a atenção. Detalhes da unha, pele enrugada e veias.



Impressionante os detalhes dos pés
A quarta escultura é a "Youth", em que o humilde jovem foi alvo da violência cotidiana e levou uma facada. 

"Youth"

A "Woman With Sticks" (Mulher com Galhos) é bem marcante. Uma mulher nua, de meia idade, resistindo e lutando para levar adiante uma carga pesada. Seu cabelo, pele e corpo são distantes do padrão de beleza clássico.

"Woman with Sticks"
O "Man in a Boat", um homem nu dentro do barco, parece querer mostrar o ser humano olhando para o futuro, talvez, despido de incertezas. É como se navegasse sem saber o destino.

"Man in a Boat"
O grande autorretrato "Mask II" é de um homem adormecido, traduzindo a transformação súbita dos sonhos em realidade. A perfeição e reprodução dos detalhes humanos é surpreendente. Os pelos da barba raspada, a boca, as rugas na área dos olhos e até os poros da pele são realmente impressionantes.

"Mask II"

Detalhes super -realistas
"Drift" (À deriva) é um homem bronzeado, com os braços estendidos, fixado na parede ao invés de flutuar na piscina. Seu tamanho é reduzido, nos fazendo remeter à distância.


Por fim, com 1 metro de altura, o "Young Couple" retratando um jovem casal de namorados em desencontro de olhares.



Não deixem de buscar informações sobre as exposições de Ron Mueck mundo afora porque é um evento imperdível, apaixonante e completamente diferente de tudo, mesmo para quem nunca viu uma mostra de arte. Para mais detalhes sobre a produção das esculturas, assista os vídeos aqui.

B.Jus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog e deixe seu registro!