Descanso no Costão do Santinho

Para uma viagem em família e com o objetivo de descansarmos, escolhemos o Costão do Santinho. Localizado em Florianópolis, a 44 km do aeroporto, na praia do Santinho, o resort foi uma ótima opção, pois possui boa infra, a comida é saborosa e os recreadores são simpáticos, como toda a equipe, e super animados.

Contratamos o serviço de transfer parceiro do resort. Foi a melhor escolha porque estávamos em sete pessoas e o preço compensou. O atendimento foi bom e o transporte confortável.

Chegamos um pouco mais cedo. O check-in era às 15:00 hs, mas deixamos as malas na recepção, trocamos de roupa e fizemos hora no bar das piscinas. Lá eram servidos mini hamburgers, salgadinhos, chopp, refrigerantes, sorvetes, entre outros engordativos.

Entrada
A área do hotel é bem extensa, possui 14 vilas, sendo vários apartamentos distribuídos em cada uma delas, spa, quadras de tênis, campo de futebol, centro de eventos, boate, boutique, bares, restaurantes, locais para atividades de aventura, como arvorismo e escalada, heliponto, piscinas aquecidas, sauna, academia, kids club e uma infinidade de opções de lazer. Além disso, há uma Ala Internacional, com apartamentos e serviços diferenciados (números 22 a 25 do mapa abaixo), mas os hóspedes das vilas podem utilizar as piscinas de lá.




Acomodamos no quarto da vila 11, mas não gostamos. Achei escuro e, pelo fato de localizar-se no primeiro piso, só tinha vista para o estacionamento. Então mudamos para a vila 06. O apartamento, apesar do mesmo padrão, era mais arejado, com uma vista bonita e banheiro mais novo. Por ser um resort de boa reputação, acho que o Costão deixa um pouco a desejar nesse quesito. Os apartamentos são comuns, e deveriam ter um toque a mais, assim como a área do bar em frente às piscinas, que precisa ser renovada.

Vans circulam gratuitamente para levar os hóspedes por vários pontos do resort. É só fazer a ligação para um ramal específico.


Vista do quarto

Vilas
A área referente aos números 26 a 40 do mapa é a mais movimentada porque engloba grande parte das atrações, como sala de fliperamas e brinquedos, kids club, piscinas, piscina térmica, restaurantes, bar e outros. Em frente ao mar há duas piscinas principais, uma aquecida - mas nem tanto- (onde grande parte das aulas, como hidroginástica, eram realizadas) e outra fria, sendo ambas ao ar livre, e mais duas piscinas na área coberta, ambas aquecidas.


Piscina maior - sem aquecimento.

Piscina maior - sem aquecimento.

Piscinas cobertas e aquecidas
O kids club é bem estruturado, grande e as recreadoras são muito educadas. Crianças de até 3 anos devem estar acompanhadas de algum responsável. Pertinho dali há um simpático parquinho ao ar livre.

Kids Club
Parquinho


Em frente ao Kids Club encontramos a bem estruturada academia Costão Gym, onde grande parte do dia não vi quase ninguém frequentando.




Da lá partimos para conhecer a Ala Internacional, cuja piscina é a mais nova, tem borda infinita e bar molhado. É tão geladinha que não tive coragem de entrar.

Na Ala também vimos uma área coberta com piscina aquecida e bicicletas de spinning, salão de beleza, spa e o restaurante de culinária internacional Nossa Senhora da Vitória, onde jantamos uma noite.


Apartamentos da Ala Internacional

Piscina da Ala Internacional
Piscina aquecida e bikes para spinning

A praia em frente ao resort, com o nome de Santinho, é quase exclusiva. É extensa, possui faixa larga de areia, águas limpas, mas bem frias, dependendo da época do ano. Cadeiras e guarda-sóis ficam à disposição dos hóspedes, mas não há serviço de garçom na praia. E o melhor, não fomos incomodados por ambulantes. 

De frente para a praia estão os restaurantes Nossa Senhora das Ondas e o Santinho Grill, sendo este último quase pé na areia. Para se servir de petiscos é só caminhar um pouquinho até o bar da piscina.





No canto direito da praia, no final dela e aos pés do Morro das Aranhas, encontramos o Museu Arqueológico, onde há um acervo de inscrições rupestres deixadas pelos Homens de Sambaqui, os primeiros moradores da região.

Museu arqueológico a céu aberto




Falaremos agora do que muito interessa à maioria dos hóspedes, a gastronomia do Costão. Garanto que grande parte deles ficam satisfeitos, tanto com o atendimento quanto com o sabor da comida. Há dois restaurantes que exigem reserva de mesa e não estão à disposição do hóspede por todo tempo da estadia. São o Nossa Senhora da Vitória, o Trattoria di Mare e o Rancho do Pescador. Este último é exclusivo para hóspedes da Ala Internacional durante a alta temporada.

As reservas funcionam da seguinte forma: 
- Hospedagem de 2 a 3 noites: 1 reserva por apartamento.
- Hospedagem de 4 a 6 noites: 2 reservas por apartamento (foi o nosso caso).
- Hospedagem de 7 noite: 3 reservas por apartamento.

Restaurante Nossa Senhora da Vitória:

De cozinha internacional, é o restaurante mais sofisticado do resort. O atendimento é de primeira e a comida muito saborosa. Foram servidos couvert, com pães, manteiga e marinados; para entrada, lascas de lombo de bacalhau com risoto de cebola confit; mini penne com pato, cogumelos e aspargos como prato principal; e, para a sobremesa, brownie com sorvete de creme. Foi uma noite muito boa.


Lascas de bacalhau

Penne com pato

Brownie com sorvete
Nossa Senhora das Ondas:

Esse é o restaurante principal do resort, onde é servido todos os dias o delicioso café-da-manhã, o almoço e o jantar para todos os hóspedes. Localiza-se em frente ao mar, ao lado das piscinas.

A comida é saborosa e possui controle de qualidade. Sempre observava um nutricionista colhendo amostra de cada prato em exposição para análise. Isso faz toda a diferença. 

Há estação de massas, onde podemos escolher o molho e o tipo de massa, que são montados na hora; saladas e antepastos diversos e boa variedade de pratos quentes e sobremesas (estas últimas são mais bonitas do que saborosas). Dependendo do dia havia estação de tamaki ou outra novidade, como estação de comida chinesa. Peixes e carnes sempre estavam no cardápio.

Mesa de saladas e antepastos. Excelente.

Estação de massas montadas na hora.

Estação de Temaki


Lindas sobremesas



Trattoria di Mare:

Também com exigência de reserva, o restaurante serve massas, buffet de saladas e antepastos e deliciosas pizzas no sistema de rodízio. Fomos super bem servidos. Muito bom. 



Pizza de camarão

Buffet de saladas e antepastos

Pizza de banana com chocolate, leite condensado e canela
Santinho Grill:

Em frente à praia, todos os dias o restaurante servia almoço, mas fomos somente uma vez. Não há tanta variedade como no Nossa Senhora das Ondas e a comida não agradou muito, assim como as carnes.




Bar Carijós: 

Ao lado do restaurante Nossa Senhora das Ondas, o Bar Carijós serve variados drinks e bebidas alcoólicas. Quase todas as noites há música ao vivo. 




Luau na praia:

Uma das noites foi marcada por um divertido luau na praia, organizado pelos recreadores, em frente ao restaurante Rancho do Pescador. Havia Dj, mesa de frutas e drinks feitos na hora. 



E assim fechamos nossa agradável estadia no Costão, um resort super indicado para famílias que buscam tranquilidade, atividades diversas e boas refeições.

Até a próxima!

B.Jus

Um comentário:

  1. Fabiana, boa tarde!

    A Distancia da vila para os restaurantes, piscinas e a praia é muito grande?

    Para ir com crianças de 2 e 5 anos é aconselhado?

    Grato

    Rafael

    ResponderExcluir

Participe do blog e deixe seu registro!