Fim de semana na Barra da Tijuca

A Barra é relativamente nova no Rio de Janeiro, se comparada com Copacabana, Ipanema ou Leblon, por exemplo. A região, que a partir dos anos 90 cresceu significativamente, é privilegiada pela natureza diversificada, abrangendo rios, lagoas, praias e montanhas. É descolada, moderninha, oferece praias lindas, hotéis novos e uma infinidade de condomínios de prédios e casas, muitos deles super luxuosos, além de ótimas opções gastronômicas e bares descolados.

São oito bairros pertencentes à Barra da Tijuca: Barra da Tijuca (maior e dividida em sub-bairros), Joá, Recreio dos Bandeirantes, Camorim, Grumari, Itanhangá, Vargem Grande e Vargem Pequena. Há três lagoas na região, senda a Lagoa de Marapendi a maior delas, abraçada pela Reserva de Marapendi, juntamente com sua fauna e flora.

Av. Lúcio Costa (também conhecida como Av. Sernambetiba). Praia da Barra da Tijuca

A praia da Barra é bem extensa. O mar é agitado, mas na maré baixa é tranquilo para banho, e as águas são clarinhas. Um ponto ótimo para ficar é em frente ao Windsor Barra Hotel, que aliás, é um bom local também para quem quer passar um reveillon mais tranquilo, sem o agito de Copacabana. 

Quem não dispensa um quiosque de praia, a pouco mais de 500 metros do Windsor, encontramos o Aloha e seu agradável ambiente. O quiosque possui bom atendimento e serve um café da manhã muito elogiado.

A praia da Barra abrange também a faixa de areia de 2 km que ficou conhecida como Praia do Pepê, onde há atividades constantes de frescobol, vôlei e futevôlei. No quiosque 11 encontramos a famosa Barraca do Pepê.


Praia da Barra

Os crocantes e famosos biscoitos Globo, sempre à venda nas praias. 
A região ainda abrange outras praias, como Joatinga, dos Amores, Reserva, Recreio, Macumba, Prainha, Abricó, Grumari, do Inferno, do Perigoso e do Meio. Essas três últimas são bem selvagens e possuem acesso por trilha. Atenção: vá com quem já possui experiência e conhece o caminho.

Parques e reservas naturais também fazem parte do cenário. Destaque para o Bosque da Barra, onde é permitido fazer piqueniques; Parque Chico Mendes, onde há lazer para crianças e trilhas para caminhadas; Parque da Prainha e suas trilhas ecológicas, mirantes e centro de visitantes; e o Parque de Marapendi, que possui atividades socioambientais, exposições, oficinas e espaço para recreação.

Não podemos deixar de citar o Parque Estadual da Pedra Branca, considerado a maior floresta em área urbana no mundo! Criado em 1974, seu objetivo é preservar a fauna e a flora dessa grande área de Mata Atlântica.

Onde comemos:

1) Stadium Steakhouse:

Bem estilo Outback, mas com pouco tempo de espera por uma mesa, o local possui decoração temática de futebol. Também serve o famoso pão australiano com aquela manteiguinha cremosa. Os sanduíches são muito bons, mas a batata frita não muito sequinha.



Hambúrguer bovino com cheddar e cebolas caramelizadas

2) Kotobuki: 

Localizado no sofisticado shopping Rio Design Barra, esse restaurante japonês serve combinados com peças saborosas e bem elaboradas. Para finalizar, a sobremesa Bento Box fez sucesso (petit gateau, com sorvete de macadâmia e calda de frutas vermelhas).



Bento Box

3) Camarada Camarão: 

No mesmo shopping, o restaurante pernambucano serve mais de 40 pratos com camarão. Para inaugurar a noite, pedi o drink Lagoa Azul (não me recordo se esse é o nome que consta no cardápio), mas geralmente é assim conhecido. 

A casquinha de siri foi pedida como entrada, mas não agradou muito porque gosto dela mais cremosa e molhadinha. O prato principal, composto de camarões ao catupiry salteados com palmito e flambados no whisky, estava bem saboroso.







4) Balada Mix: 

Também no Rio Design, mas com diversas unidades em toda a cidade, o Balada Mix possui ambiente super agradável, sucos e sanduíches deliciosos e variados. Serve também saladas e pratos saudáveis. É sempre uma ótima pedida! Dica: sanduíche São Conrado (filé mignon, queijo brie e molho de shitake) com suco de frutas vermelhas.



5) Beco do Alemão: 

Ideal para almoçar, possui um ótimo buffet self-service. O ambiente é simples, mas os pratos são muito bons. Fotos abaixo retiradas do site oficial: www.becodoalemão.com.br





Não tivemos tempo de conhecer outros restaurantes muito indicados também, como Pobre Juan (carnes), Royal Grill (carnes), Gero (italiano), Duo (italiano), Le Vin (francês), La Plancha (frutos do mar) e Bráz (pizzas).

Outra boa dica é o New York City Center, integrado ao Barra Shopping, onde há opções gastronômicas, diversas lojas e salas de cinema.

Até a próxima!

B.Jus



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog e deixe seu registro!