Complexo do Bumba-Meu-Boi é o mais novo patrimônio cultural do Brasil

O conselho consultivo do Patrimônio Cultural aprovou o registro do Complexo Cultural do Bumba-Meu-Boi, no Maranhão, como patrimônio cultural do Brasil.

A decisão, tomada nessa terça-feira (31), foi o resultado de uma luta de seis anos. A proposta de registro foi apresentada em 2008 ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

"Receber um título desse dignifica, mas cria a responsabilidade pela salvaguarda dessa manifestação cultural, para que ela se fortaleça cada vez mais e não seja modificada na sua essência", disse a superintendente do Iphan no Maranhão, Kátia Bogea.
 
O conselho, que avalia os processos de tombamento e registro de bens do patrimônio cultural brasileiro, é comandado pelo presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, e formado por especialistas de diversas áreas, como cultura, turismo, arquitetura e arqueologia. Ao todo, são 22 conselheiros de instituições como o ministério do Turismo, Instituto dos Arquitetos do Brasil, a Sociedade de Arqueologia Brasileira, o ministério da Educação, a Sociedade Brasileira de Antropologia, o Instituto Brasileiro de Museus e a sociedade civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog e deixe seu registro!