Respeitar calendário de vacinação é o primeiro passo para o viajante

Sua carteirinha de vacinação está em dia? Qual foi a última vez em que você compareceu a um posto de saúde para checar o tema?

Respeitar o calendário de vacinação é o primeiro passo para o viajante consciente. "Mas isso é negligenciado largamente", diz o infectologista Esper Kallás. "O começo é rever o calendário de vacinação do adulto. Depois, as vacinas devem ser adequadas ao local de viagem."

Atualmente, explica Kallás, vacinas que são rotineiras às crianças são diferentes -e em número bem maior- daquelas que pertenciam ao calendário pregado há alguns anos. "Hoje em dia, há um calhamaço de vacinas. E essa mesma carteira da criança deveria ser seguida em sua idade adulta. Sempre, não apenas antes de uma viagem."

Adultos, exemplifica, devem tomar uma vacina contra tétano a cada dez anos. Contra gripe, a periodicidade é anual. E, aos idosos, há doses para prevenir pneumonia.

ATENTO A EPIDEMIAS

As recomendações aos viajantes mudam com o passar do tempo e também dependem de epidemias.

Recentemente, por exemplo, era recomendado a quem viajasse à Bahia que checasse sua imunização contra o sarampo. "Uma francesa entrou no Brasil com a doença. Quem usou as mesmas dependências pode ter pego sem nem ao menos se conhecerem", explica Marta Heloisa Lopes, médica do Ambulatório dos Viajantes.

"Em viagens internacionais, como à Europa e à África, sarampo, caxumba e rubéola são vacinas de rotina, e não apenas de viagem. Mas nem todos podem tomá-las, como gestantes e imunodeprimidos. Então, como faz? É preciso discutir."

Editoria de Arte/Folhapress

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/turismo/993321-respeitar-calendario-de-vacinacao-e-o-primeiro-passo-para-o-viajante.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog e deixe seu registro!