Domingo regado à comida mineira

Domingo, dia de almoçar com a família, participar de uma boa conversa e, melhor ainda, comer aquela comida mineira, seja na casa da vó, da sogra ou até mesmo em um bom restaurante. Acho o Xapuri um dos melhores da categoria aqui em Belo Horizonte, não apenas pela qualidade dos pratos, mas pelo amplo ambiente rústico que dá aquele clima de fazenda.





Teto decorado de bandeirinhas coloridas
Para a turminha infantil, o restaurante oferece passeio de pônei e charrete na hípica, além de parquinho.


Dando início ao nosso almoço, os pasteizinhos de angu com recheio de carne seca e catupiry encantaram nossos familiares da Bahia que foram nossos convidados de honra nesse dia. A porção de torresmo não poderia faltar. Vieram sequinhos e crocantes.




Um prato que muito nos surpreendeu foi o carret suíno ao melaço, acompanhado de taioba, mini abóboras moranga recheadas com requeijão caseiro e queijo gratinado, arroz e feijão. Acredito que seja o melhor do cardápio.



O lombo assado com batatas, arroz, tutu de feijão e couve servidos na própria frigideira e em panelinhas de alumínio também agradou bastante, mas não foi o melhor que já comi. Sabe onde foi? Em Diamantina, no restaurante Grupiara.


Para finalizar, a diversificada mesa de doces mineiros deixou dúvida em meio a tantas delícias. Você escolhe, serve a quantidade que quiser e depois pesa. 


Na saída, mais comilança, dessa vez por conta da casa. "Cafezim" fresco e "quentim", adoçado com rapadura e acompanhado de uma broa cremosa de comer rezando.


Ah, comida mineira...quem te conhece não esquece jamais...os gringos que o digam durante a passagem por essas Minas Gerais! Ô trem bom!

B.Jus


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog e deixe seu registro!