Friozinho em Campos do Jordão: o que fazer

Em Campos do Jordão existem atrações para todos os gostos e idades. A começar pelo Amantikir, um verdadeiro parque de jardins temáticos com diversas espécies de plantas da região e do mundo, subdivididos em três regiões:

Mantiqueira Paulista: Em clima europeu, seus jardins representam vários países do continente.
Mantiqueira Fluminense: O clima é de preservação, representado por florestas e bosques.
Mantiqueira Mineira: Mais tradicional, é representada por jardins brasileiros.



Pelo menos as fotos do Amantikir posso mostrar para vocês, já que foram tiradas na minha segunda ida a Campos do Jordão. Começando pelo Jardim em Patamares, o espaço representa os jardins do Parque de Citroen, em Paris, e distribui espécies de flores e plantas, divididas em canteiros delimitados.

Jardim em Patamares
Após passar por alguns jardins, chegamos no Inglês, onde há muitas plantas de formas e texturas variadas. Fazem parte do conjunto os Labirintos Clássico e de Grama, bem como o Tapete Verde. O Labirinto Clássico representa os jardins antigos de castelos e palácios. Com 450 m² e 25 corredores sem saída, há apenas uma solução. 



As plantas altas do Labirinto Clássico.

O curioso Labirinto de Grama teve origem na cultura do norte da Inglaterra, no século IV antes de Cristo. O objetivo para quem utiliza é o autoconhecimento. Super interessante!

Labirinto de Grama


O Tapete Verde representa os lindos gramados dos parques ingleses.

Tapete Verde
Entre tantos jardins, ainda conheci espécies austríacas, canadenses, brasileiras, alemãs, francesas, enfim, recebi um verdadeiro banho de cultura verde. Só tenho a dizer que vale a pena conhecer esse lugar. 

Para chegar até lá, partindo do Capivari, a distância é de 15 km aproximadamente. A estradinha, cheia de curvas, é sinônimo de ar puro e fresco, em meio a florestas. Rodovia Eugênio Lefreve, 215, Gavião Gonzaga. Telefone: (12) 7811-5484.



Para os amantes do ecoturismo, cinco atrações são interessantes:

1) Bosque do Silêncio: O maior circuito de arvorismo da cidade fica aqui. Informações na Altus Turismo Ecológico. Telefone: (12) 3663-4122.

2) Aventura no Rancho (Rancho Santo Antônio): Turismo de aventura com atividades para toda a família. A principal atração é o percurso de arvorismo. Av. Pedro Paulo, 7997, Horto Florestal. Telefone: (12) 3663-7400.

3) Centro de Lazer Tarundú: Possui uma infinidade de atividades para adultos e crianças, como tirolesa, watter ball, arco e flecha, paint ball, arvorismo, rappel e escalada. Av. José A Manso, 1515. Telefone: (12) 3662-2590.

www.tarundu.com.br
4) Horto Florestal: 8,3 mil hectares de área preservada, incluindo trilhas, bosques, viveiros de plantas e outros atrativos em meio à Serra da Mantiqueira. Av. Pedro Paulo s/n, Horto Florestal. Telefone: (12) 3663-3762.

5) Pedra do Baú: A trilha de uma hora e meia e os 300 degraus de escalada proporcionam uma vista incrível. O passeio dura o dia inteiro, necessita de guia e exige um certo preparo físico devido à escalada. Para os mais animados, uma esticada até a pedra Ana Chata dá acesso a uma gruta, de onde há descida de rapel. Informe-se em seu hotel sobre agências que fazem o serviço.

Para o Bauzinho não há necessidade de guia. Fizemos o caminho e é muito tranquilo. Vá de carro, seguindo a estrada da Campista e siga as placas indicativas. Após estacionar e caminhar por  alguns minutos, você estará em Bauzinho, a 1.760 metros de altura, de onde podemos avistar a Pedra do Baú, um paredão rochoso de 1.950 metros de altura, de encher os olhos!

Pedra do Baú (fonte: http://www.pedradobauecoturismo.com)

 
6) Trilha em Quadriciclos: Estrada do Horto, Km 1. Telefone: (12) 3663-4025.

7) Borboletário Flores Que Voam:

Faça a visita preferencialmente em dias de sol, quando as borboletas voam. Aberto de quarta-feira a domingo, e feriados das 10 hs às 15 hs. Av. Pedro Paulo, 7997, casa 1, km 10, Horto Florestal. Telefone: (12) 3663-6444.


Passeio bacana pelo local de produção de uma cerveja muito apreciada, a Baden Baden. O tour pela cervejaria, inaugurada em 1999 por quatro amigos apaixonados por cerveja, explica o processo de produção artesanal da bebida, incluindo degustação e dicas de harmonização, armazenamento e consumo. A loja, com souveniers e kits de cerveja, finaliza a visita. A. Matheus Costa Pinto, 1653, Vila Santa Cruz. Telefone: (12) 3664-2004.

Visitas diárias das 10h às 17h, em intervalos de uma hora. Valor: R$ 10,00

9) Teleférico e mirante Morro do Elefante:

Na minha primeira visita à cidade, experimentei o passeio nas alturas. Confesso que senti um medinho, pois nem imaginava como seria a manutenção do teleférico, mas foi tudo tranquilo. Semelhante aqueles existentes nas estações de esqui, o equipamento tem cadeiras suspensas em um cabo de aço que liga o topo do Morro do Elefante a Vila Capivari. Já na segunda vez, retornei somente ao mirante, de onde temos uma visão panorâmica de Campos do Jordão.

Passeio de teleférico: R$ 10,00. Informações: (12) 3663-1530.
Mirante: entrada gratuita. Rua Marco Antônio Cardoso, 240, Morro do Elefante.

Mirante Morro do Elefante

10) Palácio da Boa Vista:

O Palácio Boa Vista foi inaugurado em 1964, como obejetivo de ser residência de inverno dos governadores do Estado de São Paulo. Conhecido também como Palácio do Governo, desde 1970 está aberto ao público e reúne obras de Tarsila do Amaral, Candido Portinari, entre outros grandes nomes, além de coleção de artes sacras, pratarias e mobiliário. Atente-se para os horários de abertura do Palácio. Reservei um tempinho para visitá-lo, mas estava fechado. Av. Dr. Adhemar de Barros, 3001, Alto da Boa Vista.

Horário:  Quarta-feira a domingo, e feriados das 10h às 12h e das 14h às 17h.
Telefone: (12) 3662-1122.

Abaixo, separei algumas fotos, retiradas do site http://fotografia.folha.uol.com.br

 















Vista da fachada do Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão
  
















Biblioteca do Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão
Biblioteca



    













Quarto de hóspedes do Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão
Um dos quartos de hóspede

11) Auditório Cláudio Santoro:

Palco oficial do Festival de Inverno de Campos do Jordão. Não deixe de visitar o interessante museu ao ar livre Felicia Leirner instalado no jardim do auditório, onde extão expostas esculturas da artista. Av. Dr. Arrobas Martins, 1880, Alto da Boa Vista. Aberto de terça a domingo de 10hs às 18hs. Telefone: (12) 3662-2334.

12) Parque Floresta Encantada: Exclusivo para as crianças, o parque possui cinco casas temáticas: Casa dos Coelhos, Casa das Bruxas, Casa da Branca de Neve, Casa das Bonecas e Casa dos Anjos.  Rua Arandi, 270 (caminho do Pico do Itapeva). Telefone: (12) 3663-2596. Aberto diariamente de 9hs às 18hs.

Boa viagem e até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog e deixe seu registro!