As delícias de Gramado!

Hum...restaurantes! Para mim, Gramado é um dos melhores lugares do Brasil para comer!

Belle du Valais: O melhor restaurante suíço do Brasil. Além de lindo e romântico oferece uma versão diferente de fondue: La pierrade. As carnes vêm cortadas em finos pedaços de filé e são assadas em pedra vulcânica, como na foto abaixo. No início, estranhei porque elas grudam um pouco na pedra, mas depois me acostumei. Os diversos molhos acompanham o fondue. Apesar dos preços pouco convidativos, vale a visita. Av. das Hortênsias, 1432 Tel: (54)3286-1744



Taverna Del Nonno: Hum...o melhor fetuccini ao funghi que já comi na minha vida! Local aconchegante e ótimo atendimento. Sente em uma mesa ao lado da janela. Para acompanhar, se não for de vinho, o suco puríssimo de uva é dos deuses! Av. Borges de Medeiros, 2070, sl. 2. Tel (54) 3286-1252.



Cantina Pastasciutta: Italianíssima! Aconselho fazer uma reserva, se não quiser ficar na fila de espera por, pelo menos, uma hora. Enquanto espera, prove os antipastos por quilo.

As massas da Cantina, além de deliciosas e fartas, são servidas em panelas de ferro, dando um toque único! Os preços são convidativos! Av. Borges de Medeiros, 2083. Tel: (54)3286-2131.

El Fuego: Foi o primeiro restaurante que conheci em Gramado. Já era tarde da noite quando cheguei lá e, talvez por isso, as carnes, especialidade da casa, não estavam tão boas. Mas é um ambiente gostoso e  muito indicado. Tem serviço de transporte gratuito dos clientes, assim como na maioria dos restaurantes de Gramado. Rua Garibalde, 20. Tel (54) 3286-3055.

A Rua Coberta, onde se localizam diversos restaurantes, é uma ótima opção para sua noite. Minha experiência foi no  Bistrot Brillat. Seu cardápio é variado, incluindo carnes, massas, frutos do mar, petiscos e sobremesas. Nada de especialmente saboroso para o jantar, apesar de ser um bom lugar para tomar um vinho e petiscar.






Il Piacere: As carnes, de-li-ci-o-sas, são preparadas na brasa e têm um sabor especial! Av. Borges de Medeiros, 1991. Tel: (54) 3286-1937.



Bouquet Garni: pertence ao mesmo proprietário da Cantina Pastasciutta. Decorado em estilo provençal, o restaurante posssui requinte e sofisticação. É um dos melhores de Gramado. Rua Leopoldo Rosenfeldt, 986, Planalto. Tel: 3295-1666.

Casa di Paolo: Os galetos são a marca registrada da culinária gaúcha. Você vai encontrar muitos lugares que servem o prato. A Casa di Paolo tem o melhor galeto. Rua Garibalde, 23. Tel (54) 3286-7799.

O restaurante Nonno Mio também é muito procurado por quem quer provar o prato. Av. Borges de Medeiros, 2070, sl 1 (ao lado do Taverna del Nonno). Tel: (54) 3286-1252.

Gasthof Edelweiss: Com estilo rústico e ar europeu, o restaurante alemão está localizado nos arredores do Lago Negro. Rua da Carrière, 1119. Tel: (54) 3286-1861.

Restaurante Ratatouille: É uma boa opção para almoço. Serve grelhados, massas, fondues, sopas e cremes. Praça Major Nicoletti, 55.

CAFÉ COLONIAL:

Sob influência européia, a tradição em Gramado são os cafés e chás coloniais! Muito bem servidos, formam um verdadeiro banquete de delícias, que pode ser degustado a qualquer momento do dia, a partir das 11 horas da manhã, horário de abertura da maioria das casas.

Café Colonial Bela Vista: uma das mais tradiconais de Gramado, oferece mais de 80 receitas da colônia alemã e italiana, além de vinhos, cafés, 10 tipos de chás, sucos de uva e chocolates. Av. das Hortências, 4665 (Estrada Gramado/Canela). Tel: (54) 3286-1608.

Gramado Café Colonial: Dentre as bebidas, destacam-se vinhos, chocolates e sucos de uva. São cerca de 80 entre variedades de bolos, salgados, sobremesas, tábuas de frios, pães e geléias. Estrada Gramad/Canela. Tel: (54) 3282-2317.

CHOCOLATES:

Casa da Velha Bruxa: pertencente à fábrica de chocolates Prawer, serve um bom chocolate quente com marshmalow, além de outras delícias. Av. Borges de Medeiros, 772. Tel: 3286-1551

Chocolates Caracol: Sente em uma das mesinhas da varanda, aprecie um bom chocolate quente, acompanhado de guloseimas da casa, e curta o movimento da rua mais alegre de Gramado. Rua Madre Verônica, 30 (Rua Coberta).

OPÇÕES ECONÔMICAS:

Comer bem e barato em Gramado não é fácil. Mas fiz uma seleção especialmente para os leitores do blog:

Carlito's: rodízio de fondue. Av. das Hortências, 1040.

O Pasteleiro: tradicional pastelaria de Gramado com 48 opções de pastéis. Rua Pedro Benetti, 32, em Gramado. Endereço em Canela: na Av Osvaldo Aranha, 252 Centro.

Sabor de Frutas Café e Restaurante: Localiza-se na Rua Coberta. O cardápio é extenso e os pratos econômicos.

Paradouro Lago Negro: Boa opção para fazer um lanche. Localiza-se dentro da área do Lago Negro.


2 comentários:

  1. Por conta do mau atendimento prestado no restaurante Casa di Paolo, quero deixar meu testemunho.

    São truculentos, deselegantes e mal educados. Se você quer escolher mesas livres, eles lhe impedem com falta de educação. Eu e minha família ficamos ULTRAJADOS com a deselegância e falta de educação da "dona" do caixa. Pior do Brasil!

    Em Gramado, faça opções dignas... e em especial, se você gosta de comer bem, evite o assalto turistico desta espelunca chamada Di Paolo.

    ResponderExcluir
  2. Olá Professor Gaúcho! Reiterando minha resposta no post "Fortaleza: quando ir, hotéis e praias", comentários, sugestões e opiniões são muito válidos. Você será sempre bem-vindo por aqui. Até

    ResponderExcluir

Participe do blog e deixe seu registro!