quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Ouro Preto comemora ‘Semana de Aleijadinho’ com homenagem

A Prefeitura de Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, está realizando a “Semana de Aleijadinho”, desde ontem, dia 15, até dia 18 de novembro, para homenagear o artista mineiro Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, conhecido como um dos representantes da arte barroca no país. No dia 18 de novembro, é comemorado o aniversário de 197 anos da morte do escultor.

Durante o evento, os turistas vão poder visitar diversas obras de Aleijadinho espalhadas pela cidade. A expectativa é mais de 10 mil pessoas visitem o município durante as mostras.

Veja abaixo a programação completa da “Semana de Aleijadinho”:

15 de novembro
14h: Palestra seguida de visita guiada pela Igreja Nossa Senhora do Carmo e Museu da Inconfidência. A palestra será ministrada pelo professor e historiador Alex Bohre e terá como tema "Risco do Aleijadinho: Criação e Criatividade em Minas Colonial".
17h: Lançamento do livro "Doenças e Mistérios do Aleijadinho" do autor Geraldo Barroso de Carvalho, na Casa dos Contos.

16 de novembro
9h: Aula expositiva com tema "O Aleijadinho e a Escola de Vila Rica", com o professor e historiador André Castanheira. A apresentação será realizada no Salão Paroquial de Nossa Senhora da Conceição.
13h30: Palestra seguida de visita guiada no Chafariz do Alto da Cruz, na Fachada de Santa Efigênia, no Museu Aleijadinho, no Chafariz da Samaritana (Casa Guignard), na Imagem de Santa Helena (Igreja do Rosário dos Pretos) e na Fachada de São Miguel e Almas (B. Jesus de Matozinhos - Cabeças).

17 de novembro
9h: Palestra seguida de visita guiada na Igreja Nossa Senhora do Carmo, na Capela dos Governadores, na Escola de Minas e na Igreja São Francisco de Assis. O evento vai ter como palestrantes o professor e historiador André Castanheira. O tema da palestra é "O Aleijadinho e a Escola de Vila Rica".
6h: Palestra com o historiador e artista plástico José Efigênio Pinto Coelho, na Casa dos Contos, com o "O humano e o divino na obra de Aleijadinho".

18 de novembro
18h: Entrega da Medalha do Aleijadinho aos agraciados 2011. Aposição de Flores no Túmulo do Aleijadinho.
19h: Missa com participação dos Pequenos Cantores de Ouro Preto, no Santuário Nossa Senhora da Conceição.
20h30: Abertura da Exposição "3º Século, 3º Olhar".
Lançamento do Informativo do Sistema de Museus de Ouro Preto.
Concerto do pianista Danilo Avelar na Casa de Gonzaga.

Entre os dias 4 e 30 de novembro
Exposição "Mestres Santeiros" do fotógrafo Neno Vianna na Casa dos Contos.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog e deixe seu registro!