As estrelas de Tibau do Sul

A seguir, apresento a vocês as praias imperdíveis de uma região tomada por falésias. A maioria  apresenta um mar mais agitado, e algumas possuem maior infraestrutura.

O que me encantou, além das belezas naturais, foi a presença constante dos golfinhos nas praias do Curral e Madeiro (ambas formam a Baía dos Golfinhos)!

Praia do Amor:

Check in realizado. Hora de conhecer a primeira praia, onde podemos chegar por cima ou caminhando a partir da praia do Centro. Fomos por terra, pois a maré já estava cheia. Passamos pela Rua Praia do Amor, conhecemos a entrada, com decoração oriental, do Hotel Sombra e Água Fresca e, por fim, tomamos um açaí cremoso no Lendas do Açaí (antiga Toca do Açaí). Hora de descer a falésia até irmos de encontro a uma das praias mais famosas do Brasil.

Fiquem atentos ao chegarem no topo da falésia, antes de descerem para a praia. Alguns inconvenientes tentam "laçar" os turistas para a Barraca da Carol (R$ 10,00 de consumação por pessoa), pois eles ganham por cada cliente conquistado. Já que não conhecia nenhuma barraca na praia do Amor e todas pareciam iguais, sentamos por lá mesmo. Atendimento não muito bom, macaxeira gordurosa, caipi ruim. E, para completar, quando fui tomar a ducha de água doce, disseram que a água havia acabado.

No último dia, retornamos à praia do Amor. Dessa vez, caminhando sobre as areias. Sentamos na barraca do Elias. Tudo muito bem feito. Não cobram consumação e o atendimento é ótimo.

Chegando na praia do Amor a partir da praia do Centro

Praia do Madeiro:

Segundo dia fomos de praia do Madeiro. A estrutura de barracas é melhor, há aluguel de caiaque, e você pode apreciar os bichinhos mais amáveis do mar: os golfinhos.

Depois de vencer a falésia através de uma escadaria imensa (e dá-lhe fôlego para subir na volta), a dica é ficar no Bar do Jeggy. As espreguiçadeiras são acolchoadas e o atendimento é bom. Valores: R$ 15,00 o aluguel de duas espreguiçadeiras e metade da sombra do enorme guarda-sol. Ao lado, por R$ 1,00 você toma ducha de água doce.

Praia do Madeiro vista do passeio de lancha

Cacimbinhas:

Não tive a oportunidade de descer e nadar nas águas claras dessa praia quase deserta. Passando pela estrada, no caminho para a Ponta do Pirambu, a vista de Cacimbinhas é de encher os olhos.

Praia do Giz e Ponta do Pirambu:

Dia reservado exclusivamente para o day use na Ponta do Pirambu, espaço de relaxamento e gastronomia ao ar livre, localizado na praia do Giz. A recepção foi feita por uma agradável senhora que nos acompanhou até lá. Descemos o elevador panorâmico e fomos presenteados com um ambiente de super bom gosto.

Por cinquenta reais de consumação, meu dia foi preenchido com piscina limpinha, pouca gente, bom atendimento, boa comida, linda vista...é assim que eu gosto.

Entre massagens e banho de ofurô, pagos à parte, o espaço oferece mais um mimo. Podemos marcar o almoço, e quando a mesa estiver posta o garçom avisa. Fechamos o dia com uma boa refeição e com a certeza de que esse programa foi um dos melhores da viagem.

Espaço ofurô com vista para a praia do Giz

Praia do Curral:

Conheci a linda praia do Curral através do passeio de lancha, mas somente de longe. Juntamente com a praia do Madeiro, ela forma a Baía dos Golfinhos. E eis que surge o anfitrião. Uma fofura!

Praia do Centro:

Último dia de viagem, céu ensolarado, maré baixa. Hora de conhecer a praia do Centro. A barraca indicada é a do Ernandes. Preferimos ir caminhando até a praia do Amor. No caminho, piscinas naturais formavam-se entre as pedras. Não vi peixinhos, mas um bom banho naquelas águas quentinhas esperava por mim.

Lanchas e escunas partem da praia do centro para um passeio

Lagoa de Guaraíras:

Não cheguei a conhecer. A bela lagoa é base de criação de camarões e já teve suas águas doces, mas por desejo da natureza, juntou-se ao mar. Há passeios de barco no local.

Termino por aqui com a expectativa de ter feito vocês, leitores e viajantes, encantarem-se por esse pedacinho de Brasil.