Olá! Hoje vocês conhecerão um pouquinho de um dos cartões postais de Belo Horizonte, a Praça da Liberdade! Aproveitamos a oportunidade para mostrar também o Centro Cultural Banco do Brasil, localizado em um belíssimo edifício de 1926.
Construída em 1897, a Praça da Liberdade tem jardins inspirados no Palácio de Versalhes, além do famoso coreto e lindas fontes luminosas. Mães com seus bebês, idosos, estudantes e uma galerinha fitness são os maiores frequentadores da praça, seja para se exercitar, ler um livro, conversar ou até mesmo fazer rodas de violão.
Lembro-me muito bem, no fim da década de 80, quando a Feira Hippie ainda se instalava na praça, aos domingos e quintas-feiras. Ali funcionou de 1969 até 1991, quando foi transferida para a avenida Afonso Pena, devido ao crescimento do número de expositores, e até hoje permanece aos domingos.
Os coqueiros embelezam ainda mais a praça. Ao fundo, o Palácio da Liberdade. |
O Palácio da Liberdade, inaugurado em 1897, teve como primeiro ocupante Chrispim Jacques Bias Fortes. Mais tarde foi residência também de Juscelino Kubitschek e Tancredo Neves.
A arquitetura do palácio tem forte influência europeia, e seu interior é lindamente decorado com lustres de cristais, candelabros, luxuoso mobiliário e uma escadaria produzida na Bélgica. Infelizmente, hoje, o local não está aberto a visitas.
Adicionar legenda |
A praça e os edifícios a sua volta formam o chamado Circuito Cultural Praça da Liberdade, considerado o maior conjunto integrado de cultura do Brasil. São eles:
- Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa
- Palácio da Liberdade
- Arquivo Público Mineiro
- Centro de Arte Popular Cemig
- Cefart Liberdade
- BDMG Cultural
- Espaço do Conhecimento UFMG
- MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
- Memorial Minas Gerais Vale
- Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)
- Horizonte Sebrae - Casa da Economia Criativa
- Casa Fiat de Cultura
- Academia Mineira de Letras
O tradicional coreto |
Hoje destacaremos o Centro Cultural Banco do Brasil e sua belíssima arquitetura. Seu prédio, cujo estilo tem influência neoclássica e art déco, foi inaugurado em 1930 e sediou a Secretaria de Interior e Justiça.
A programação do CCBB é bastante variada, incluindo cinema, teatro, artes visuais, música, encontros e programas educativos. Um evento imperdível é a exposição ComCiência, a qual visitamos no fim do ano passado.
A programação do CCBB é bastante variada, incluindo cinema, teatro, artes visuais, música, encontros e programas educativos. Um evento imperdível é a exposição ComCiência, a qual visitamos no fim do ano passado.
Linda fachada do CCBB |
Escada no hall de entrada |
Detalhes no interior do CCBB |
Não deixe de fazer um "stop" no lindo Café com Letras Liberdade, situado no térreo do edifício. É como estar em um pedacinho da Europa! Tudo se completa ao som do piano, que acontece alguns dias da semana. Para saber a programação, acesse o site . No cardápio, o crepe vegetariano é uma boa pedida.
Interior do Café |
Crepe muito saboroso |
O tradicional petit gateau |
Até mais!
B.Jus
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do blog e deixe seu registro!