O que um viajante de cruzeiro precisa saber

Olá, viajantes! Venho comunicar que a temporada de cruzeiros no Brasil está chegando! As datas dos primeiros roteiros são variáveis: outubro, novembro ou dezembro, dependendo do navio.

A próxima postagem será sobre minha experiência em um dos navios da italiana MSC, uma das melhores companhias marítimas. Já adianto que gostei muito.



Companhias marítimas que estão chegando:

Azamara Cruises

Com uma proposta diferente, a Azamara fará roteiros que fogem do convencional. Um deles terá duração de 14 noites, embarcando em Manaus e passando por algumas cidades do norte do Brasil, Guiana Francesa, Barbados (Caribe), Granadinas até desembarcar em Porto Rico. Não inclui a volta.

Com duração de 14 noites, o itinerário Rio de Janeiro-Barbados(Caribe) passa por Salvador, Recife, Belém e Guiana Francesa, chegando na belíssima praia caribenha. Também não inclui a volta.

Outro roteiro interessante tem duração de 16 noites. O embarque será em Buenos Aires, passando por Montevideo (Uruguai), Port Stanley, Ushuaia, Punta Arenas(Chile) e Puerto Madryn. O desembarque será no mesmo ponto de partida.

O navio será o Azamara Journey. Com tamanho mais modesto (189 metros de comprimento e 29 metros de largura), possui apenas 358 cabines.

Dica: quanto maior o navio, menor é a chance de balançar.

Costa Cruzeiros

A temporada dos navios da tradiconal Costa Cruzeiros inicia-se em dezembro.

Costa Pacífica: Mini Roteiros pelo litoral do sudeste brasileiro e roteiros com destino a Salvador e Ilhéus, partindo de Santos.
Capacidade: 3780 passageiros, o navio possui 1504 cabines.

Costa Fortuna: Fará mini cruzeiros pelo litoral do sudeste brasileiro, mas o ponto forte será o roteiro para Argentina e Uruguai, com embarque e desembarque em Santos.
Capacidade: 3470 passageiros e 1027 cabines.

Costa Mágica: Mesma capacidade e mesmo itinerário que o Costa Fortuna, mas com embarque no Rio de Janeiro.

Costa Victoria: Embarque em Santos, passando pelo Rio de Janeiro com destino a Montevideo (Uruguai).
Capacidade: 2394 passageiros e 964 cabines

Ibero Cruzeiros

Grand Celebration: Embarque no Rio de Janeiro com detino a Argentina e Uruguai, passando por Porto Belo e Angra dos Reis
Capacidade: 747 cabines e 1896 passageiros

Grand Mistral: Roteiros diversificados, tanto para praias do litoral paulista, carioca e baiano quanto para Argentina e Uruguai. Partida em Santos.
Capacidade: 747 cabines e 1896 passageiros

Grand Holliday: O embarque será em Santos e no Rio. Nesta última cidade os navios partirão com destino a Salvador, Maceió, Vitória, Ubatuba entre outros. Já em Santos, há poucas opções de datas e destinos.
Capacidade: 747 cabines e 1896 passageiros

Iberostar

O Iberostar Grand Amazon é um navio hotel que faz roteiros pelo Amazonas, partindo de Manaus.

Em 2011, a embarcação está a todo vapor desde janeiro.

O navio possui 75 cabines externas, 2 restaurantes e 2 bares, loja, piscinas, jacuzzi e discoteca.

Orientações:

- Nas excursões utilize protetor solar, chapéu ou boné e repelente de insetos.

- Para as caminhadas recomenda-se calçados fechados e sem saltos, calças compridas e camisas de manga comprida.

MSC

A companhia italiana possui navios de excelente estrutura.

MSC Orchestra: Fará roteiros nacionais, partindo de Santos ou Salvador. Os destinos serão Maceió, Búzios, Ubatuba, Salvador, Angra dos Reis, Ilha Grande e Ilhabela.
Capacidade: 3013 passageiros e 1237 cabines. 

MSC Musica: Tem roteiros para Argentina e Uruguai e também para praias brasileiras como Salvador, Recife, Ihéus, Maceió, Ilhabela e Ubatuba. Embarque somente no Rio de Janeiro.
Capacidade: 3013 passageiros e 1275 cabines. 

MSC Armonia: Embarque somente em Santos com praticamente os mesmos destinos do MSC Musica.
Capacidade: 2087 passageiros e 777 cabines.

Pullmantur

Soberano: Todas as partidas serão em Santos, sendo que a maioria dos roteiros passará por Rio de Janeiro, Salvador e Búzios. Somente um embarque será em Recife, passando por Salvador, Rio e Santos. Há também opções de mini cruzeiros (4 noites) Santos-Búzios-Santos.
Capacidade: 2800 passageiros e 1153 cabines.

Imperatriz: Com destino a Montevideo e Buenos Aires, partindo de Santos. Há mini cruzeiros, passando por Búzios, Itajaí e Cabo Frio. Há somente um embarque em Recife, sendo Santos o destino final.
Capacidade: 2020 passageiros e 800 cabines.

Zenith: Fará somente mini cruzeiros com destino a Búzios, Cabo Frio e uma praia privativa. Embarque somente em Santos.
Capacidade: 1800 passageiros e 700 cabines.

Ocean Dream: É o único que irá até Fernando de Noronha. Partidas somente em Recife,  passando por Natal. Alguns roteiros incluirão Fortaleza.
Capacidade: 1350 passageiros e 501 cabines.

Royal Caribbean

Uma das melhores companhias marítimas.

Splendour of the Seas: Partidas em Santos com destino principal para Argentina e Uruguai. Haverá mini cruzeiros, passando por Ilhabela, Búzios e Rio.
Capacidade: 2096 passageiros e 902 cabines.

Vision of the Seas: A maioria dos roteiros serão somente no Brasil. Partidas em Santos e no Rio de Janeiro.
Capacidade: 2435 passageiros e 902 cabines.


O que um viajante de cruzeiro precisa saber:

DOCUMENTOS:

Não serão permitidas cópias de documentos mesmo que sejam autenticadas!! As determinações a seguir estão baseadas no site da MSC.

1) Viagens dentro do território brasileiro:

1.1)
Viajantes Brasileiros:

Passaporte (válido até, no mínimo, a data do término da viagem) ou RG (Carteira de Identidade Civil emitida pela Secretaria de Segurança Pública dos Estados), CREA, CRM, OAB, Carteira de Habilitação, Carteira de Identidade Militar, entre outros documentos de identidade civil válidos em território nacional, desde que estejam em bom estado de conservação.

1.2) Viajantes Estrangeiros residentes no Brasil:

Passaporte válido por, no mínimo, 6 meses ou RNE válido (Registro Nacional de Estrangeiros).

1.3) Viajantes estrangeiros não residentes no Brasil:

Passaporte válido por, no mínimo, 6 meses) e tarjeta de entrada no Brasil carimbada pela imigração do aeroporto. Quanto à necessidade de visto, o hóspede deve procurar o Consulado brasileiro no seu país de origem ou entrar em contato com órgãos do Itamaraty: no RJ (21) 2263.1462/3633 ou em SP (11) 3823.4699 SP.

2) Viagens para países integrantes do Mercosul:

Os documentos dos passageiros serão retidos no embarque (para facilitar a imigração nos portos) e devolvidos antes do desembarque. Recomenda-se, portanto, o embarque com dois documentos de identidade originais válidos em território estrangeiro, caso haja necessidade de utilização em território estrangeiro.

2.1) Viajantes Brasileiros:

Passaporte válido por, no mínimo, 6 meses ou RG (Carteira de Identidade Civil emitida pela Secretaria de Segurança Pública dos Estados). É aconselhável que os documentos tenham menos de 10 anos de validade e estejam bem conservados. Recomenda-se levar os dois documentos, pois em caso de dúvida quanto à identidade do portador a autoridade fiscalizadora poderá requisitar o outro para sanar a dúvida. NÃO serão permitidos CNH, CREA, CRM, OAB, Carteira de Identidade Militar entre outros, mesmo que tenha validade em território nacional.

2.2) Viajantes Estrangeiros residentes no Brasil:

Passaporte válido por, no mínimo, 6 meses juntamente com o RNE válido (Registro Nacional de Estrangeiro). Não será permitido o embarque somente com o RNE sem o passaporte. Quanto à necessidade de visto, o hóspede deverá entrar em contato com o Consulado dos países a serem visitados.

2.3) Viajantes Estrangeiros não residentes no Brasil:

Passaporte válido por, no mínimo, 6 meses e tarjeta de entrada no Brasil carimbada pela imigração do aeroporto. Quanto à necessidade de visto, o hóspede deverá entrar em contato com o Consulado dos países a serem visitados.

3) Viagens para Menores de 18 anos:

3.1) Viagens dentro do território brasileiro

Passaporte válido por, no mínimo, 6 meses, RG ou Certidão de Nascimento original. A Certidão é aceita somente para menores de 12 anos.  Menores de 18 anos desacompanhados de ambos os pais ou responsável deverão também apresentar obrigatoriamente autorização por escrito do pai e da mãe com firma reconhecida em cartório por autenticidade. Se desacompanhos por um dos pais, é necessária a autorização do outro.

3.2) Viagens para países integrantes do Mercosul:

Passaporte válido por, no mínimo, 6 meses ou RG.  Recomenda-se que os documentos tenham menos de 10 anos de validade e estejam bem conservados. NÃO será permitido o embarque de passageiros(mesmo bebê) portando apenas Certidão de Nascimento.

IMPORTANTE:

1) Menores de idade viajando apenas com o novo passaporte (modelo azul), acompanhados ou não dos pais, também deverão apresentar no embarque o RG ou Certidão de Nascimento original. Isso é necessário para comprovar a paternidade, pois o novo passaporte azul não registra a filiação do viajante.

2) Não serão permitidas cópias de documentos mesmo que sejam autenticadas.

3) Não será aceito embarque com boletim de ocorrência em caso de extravio ou roubo de documentos.


Dicas:

- Escolha bem em qual navio viajar e, de preferência, que combine com seu perfil. Há cruzeiros para todos os gostos, públicos e faixas etárias. Inclusive, os temáticos (fitness, solteiros, música eletrônica, axé, entre outros).

- Antes da viagem, informe-se quais e quando serão as excursões terrestres. Vale a pena comprar uma excursão oferecida pelo navio quando o tempo for curto em uma cidade que você não conhece ou não fez seu roteiro.

- A comida é à vontade, com exceção de um ou outro restaurante, como por exemplo, de cozinha japonesa. Alguns navios incluem bebidas alcoólicas (all inclusive), como os da Pullmantur e o Gran Amazon, ambos operados pela CVC.

- Dê preferência para se hospedar em uma cabine externa. Assim, você poderá ver o mar, através de janela ou varanda, e não ficará com aquela sensação de claustrofobia.

- Leve roupas de banho e o que achar necessário em sua bagagem de mão, pois as malas despachadas costumam demorar para chegar em sua cabine, devido a fiscalizações. Isso vale também para o desembarque. Na noite anterior ao desembarque, o hóspede deverá colocar sua mala, etiquetada e lacrada com cadeado, do lado de fora da cabine. Portanto, separe o que for necessário em sua bagagem de mão.

- Aconselho a colocar em sua mala uma fita colorida para que ela seja facilmente identificada por você na hora do desembarque, pois as bagagens de todos os hóspedes são colocadas em um saguão do porto. É mala que não acaba mais! Você já demora a sair do navio, devido a todas as burocracias com a alfândega, e depois tem que procurar por sua mala....

É proibido o embarque com utensílios cortantes, armas, entorpecentes, alimentos e bebidas.

- Compareça no porto com 4 horas de antecedência ao horário de saída do navio. Pegue sua senha de embarque e aguarde a chamada da companhia marítima. A quantidade de passageiros é grande e o embarque é demorado.

- Consultas e medicamentos são cobrados à parte. Portanto, faça uma checagem geral antes de viajar e leve uma necessaire de medicamentos, principalmente para enjôo.

- Com relação aos trajes, alguns navios são mais descontraídos e menos formais. Os da MSC demandam um pouco mais de formalidade e recomendam, nos jantares e  na noite do comandante, o uso de paletó e gravata para os homens. Para as mulheres aconselham vestidos apropriados para a noite. Portanto, procure informar em sua agência de viagens a respeito dos trajes.

-  Informe-se sobre a voltagem utilizada no navio e possíveis diferenças entre as tomadas brasileiras e dos transatlânticos.

- A moeda utilizada é o dólar. É mais vantajoso utilizar cartão de crédito (internacional) para os pagamentos. Esqueça cheques e cartões de débito.

Espero que as dicas sejam proveitosas!

Boa viagem!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog e deixe seu registro!