A glamourosa e inesquecível Paris! Parte I

Paris é um sonho!! Sim, é um cenário de cinema, perfeito para desfrutar de momentos românticos e culturais. Minha passagem pela Cidade Luz levou apenas 4 dias, mas foram os dias mais intensos e inesquecíveis que um viajante pode ter. 

Um dos destinos preferidos dos brasileiros, Paris respira glamour, história, moda, charme, romantismo. Quem vai à capital francesa tem contato com tudo isso e algo mais. 

Pelas ruas de Paris

A todo tempo, inclusive nos metrôs, vi franceses muito bem vestidos. Não tive problema algum com a tal "grosseria dos franceses", rotulada por muitos turistas que passam pelo país. Não que eles sejam simpaticíssimos, mas não presenciei nenhuma falta de educação. Além disso, os franceses podem até não gostar de inglês, mas não vi nenhum deles fechar a cara para uma conversa no idioma.

Como chegar:

Podemos chegar até Paris de trem, partindo de uma das diversas cidades europeias (mais informações em http://www.raileurope.com.br) ou de avião, com destino a um dos dois principais aeroportos: Charles de Gaulle ou Orly.

Bom, aterrissamos no aeroporto de Orly. De lá, pegamos o Orlybus e pouco depois descemos no ponto final Denfert Rochereau, de onde tomamos um táxi até o hotel.

Quando ir:

Visitei Paris no início de outubro, quando a temperatura começa a cair. Chuva? Peguei apenas um dia, mas nada que me fizesse ficar trancada no hotel.

Considero setembro e o comecinho de outubro a melhor época para conhecer a Cidade Luz, já que a alta temporada não é mais considerada, o clima é agradável e consequentemente os preços são mais baixos.


Onde ficar:

Paris é dividida em 20 arrondissements (áreas), sendo que cada uma delas é composta por determinado número de bairros. Quanto menor o número da arrondissement, mais central é a região. O Museu do Louvre, por exemplo, está situado no 1º

Portanto, na hora de escolher seu hotel, dê preferência para aqueles localizados nos números mais baixos, mas isso vai depender do estilo de cada viajante. Alguns podem preferir ficar em Montmartre, onde está o Moulin Rouge e a Sacré Couer de Marie. Para você ter uma ideia, veja o mapa abaixo:

map of paris neighborhoods,districts
Fonte: http://www.parisnet.com

Escolhemos o Ibis Bastille Opera (diárias na média dos R$ 300,00), situado no bairro da Bastille, onde a maioria das pessoas que circulam pelas ruas são jovens. É uma região animada e descontraída, com alguns cafés, pizzarias e restaurantes. Tem até uma feirinha, o marché Bastille, todas as quintas e domingos, onde são vendidos diversos tipos de produtos, como roupas e souveniers.

Além de ser rede mundial, escolhemos o Ibis pelo custo/benefício. É um bom hotel, com café da manhã justo e quartos padrões da rede Ibis. A localização é boa, a poucos passos da estação de metrô Bréguet-Sabin, da praça da Bastille, da Ópera Bastille e do marché Bastille.

Praça da Bastille: símbolo da Revolução Francesa, hoje tornou-se ponto de encontro, com bares e restaurante a sua volta.

Não deixe de experimentar as delícias da sorveteria italiana Amorino, uma das melhores do mundo. São 23 lojas em Paris, e uma delas fica ao lado da Praça da Bastille.

Amorino Gelato
Pesquisei alguns hotéis enquanto montava minha viagem. Encontrei muita diversidade de categorias e preços. Quanto mais central a localização, maior é o preço, mas isso não é regra, como o Hotel Jeanne D'arc, situado no Le Marais, um dos melhores bairros da capital.

A região da Torre Eiffel também é bastante requisitada. Pertinho do monumento arquitetônico está o Arco do Triunfo, juntamente com a famosíssima e glamourosa Avenida Champs Élysées.

Outra boa localização é a agradável região de Saint Germain, onde podemos visitar os Jardins de Luxembrugo, o Panthéon, a Catedral Saint Germain,  bem como caminhar pelo Boulevard Saint German.

A seguir, a título de curiosidade para quem não objetiva luxo, os melhores hotéis de Paris, de acordo com a revista Travel and Leisure. Os de número 2, 4, 5, 6 e 8 possuem título de "Palácio Hotel", assim rotulados pelo Ministério do Turismo da França:

1) Plaza Athénée: Localizado na Avenida Montagne, umas das mais luxuosas de Paris, próximo à Av. Champs Élysées. Este hotel 5 estrelas possui Spa Dior e restaurante comandado pelo estrelado chef Alan Ducasse. O hóspede tem frigobar personalizado e pode escolher um entre cinco tipos de travesseiros.

2) Four Seasons Hotel George V: Também a poucos passos da Champs Élysées, o Four Seasons, construído em 1928, dispõe de 244 quartos de luxo, além do Le Cinq, restaurante 2 estrelas do Guia Michelin.

3) Hôtel de Crillon: Construído em 1758, por solicitação do Rei Luis XV, o luxuoso hotel possui grande riqueza histórica, fazendo parte da cultura francesa. Localização: poucos metros da Champs Élysées.

4) The Ritz Paris: Pertinho do Louvre e do início da Champs Élysées, o hotel possui uma das piscinas mais belas da cidade por seu estilo romano.

5) Hôtel Le Bristol: Próximo à Champs Élysées, dispõe de 188 quartos luxuosos, além de restaurantes estrelados e Spa La Prairie.

6) Le Meurice: Em frente ao Jardin des Tuileries, o hotel está a 600 metros do Louvre. É um verdadeiro palácio, com quartos clássicos e luxuosos.

7) Hôtel Lancaster: Próximo ao Arco do Triunfo, este elegante hotel é de 1889. Possui decoração clássica e restaurante estrelado pelo Michelin.

8) Park Hyatt Paris-Vêndome: Também localizado na região central de Paris, possui decoração diferenciada, baseada na sensualidade.

9) Hotel Raphael: Localizado na mesma região que os demais hotéis. Algumas suítes possuem vista para a Torre Eiffel.

10) Relais Christine: Possui 51 acomodações aconchegantes e confortáveis. De todos os hotéis  acima, o Relais Christine tem o melhor preço. Uma diária em abril de 2013, por exemplo, custa a partir de 370 euros. Localização: Saint Germain.

Alguns hotéis acessíveis:

1) Hotéis Ibis: De categoria econômica, estão espalhados por toda a cidade.

2) Hotéis Mercure: De conforto mediano, encontra-se em diversos endereços de Paris.

A rede Accor, além das bandeiras Ibis e Mercure, dispõe de vastas opções de hotéis em Paris, como unidades das bandeiras Novotel, Sofitel e Pullman. Clique Aqui e confira todos eles por localização.

3) Hotel Jeanne D'arc: Situado no famoso Le Marais, o coração de Paris, possui diárias em quarto duplo a partir de 86 euros.

4) Le Crayon: Ao entrar, o hóspede tem a impressão de que está na residência de um artista plástico. Possui 26 quartos climatizados, todos com tvs de tela plana. Apenas quatro quadras distante do Louvre.

5) Hotel Moliere: Bem próximo ao Louvre, o hotel tem diárias para quartos duplos em torno de 165 euros.

6) Chateau Frontenac: Com 104 charmosos quartos, o hotel possui diárias a partir de 179 euros. A localização é ótima, entre a Torre Eiffel e o Arco do Triunfo.

Albergues:

1) Mije: É considerado o melhor. No total, são três albergues, cada um com padrão variado. Tem excelente localização, pertinho do Louvre. Possui mais de 400 leitos, com diárias a partir de 36 euros.

2) Marignan: Quartos para até cinco pessoas. Não há taxas para utilização de máquinas de lavar e secadoras de roupas. Localização nos arredores do Jardim de Luxemburgo.


Aguardem cenas dos próximos capítulos! Próxima postagem: atrações em Paris.

Até lá!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog e deixe seu registro!