A descolada Praia do Forte - Bahia


Distante 56 Km do aeroporto de Salvador, na Costa dos Coqueiros, a charmosa e pequena vila da Praia do Forte é um destino muito procurado, inclusive pelos próprios soteropolitanos, dentre os quais muitos possuem casas de veraneio por lá. Pousadas, hotéis com boa infraestrutura, restaurantes e lojinhas lindas e descoladas contribuem com a fama de ser um dos melhores lugares do litoral da Bahia.

O local ainda conserva alguma característica rústica com sua igrejinha e os barcos de pescadores ancorados logo ao lado, na praia do Porto, como na foto abaixo, e o Castelo Garcia D'ávila, onde restam ruínas e uma capela original.

Igreja São Francisco de Assis
A linda Praia do Forte possui 14 Km de extensão divididos em trechos. Na praia Papa Gente, quando a maré está baixa, formam-se piscinas naturais repletas de peixinhos. Já na praia do Lord, também na maré baixa, forma-se uma grande piscina natural, onde os banhistas são servidos ali mesmo da culinária local.

Entre outras atividades estão o passeio de jipe até a Vila Diogo, onde há artesanatos, e depois cada grupo de três pessoas segue de canoa por um rio até a parada para banho na praia de Imbassaí; e o voo de parasail em que uma lancha puxa o paraquedas, podendo chegar a uma altura de 80 metros. Para os amantes de uma boa caminhada, há diversas trilhas na Reserva de Sapiranga

Praia do Papa Gente

Praia do Porto
O Projeto Tamar é uma das principais atrações da Praia do Forte, onde há a maior desova de tartarugas marinhas do país. Reconhecido internacionalmente, seu principal objetivo é a conservação dessas tartarugas. O local apresenta o Museu da Tartaruga, aquário, tanques, restaurante e loja de souvenir.

Horário de funcionamento: diariamente das 09:00 hs às 17:30 hs. No verão, o horário é de 08:30 hs às 18:00 hs.
Informações: centrodevisitantes@tamar.org.br.
Telefone: (71) 3676-0321/1045.
Valor da entrada: R$ 16,00.

Um dos tanques

Filhotes de tartarugas

Com relação à hospedagem, os grandes hotéis e com melhor infraestrutura são o Tivoli Ecoresort e o Iberostar. Mas alguns hotéis e pousadas não deixam de ser excelentes opções, como Refúgio da Ilha, Casa do Forte, Vila dos Corais, Eco Atlântico, Sobrado da Vila, entre outros. Para quem busca algo mais simples, o Hostel Praia do Forte e a pousada Casa de Praia são bem indicados.

A principal rua da vila, onde é constante o vai e vem sem pressa dos turistas, possui muitas lojinhas charmosas e atrativas, além de cafés, bares e restaurantes diversos. Muitos deles com decorações criativas e aconchegantes. 




Sentamos no Café do Forte, onde há também uma unidade na Bahia Marina, em Salvador. O cardápio é variado e oferece pratos diversos com camarão, filé mignon, saladas e almoço executivo. Como sentamos ali apenas para um drink, pedi um suco muito saboroso, o Morango Power Frozen.

Café do Forte


Pouco depois marcamos presença no Souza Bar, famoso pelos seus bolinhos de peixe. Realmente são muito gostosos e sequinhos. O ambiente é simples, mas amplo e agradável.



Delicioso bolinho de peixe.
Outros restaurantes indicados são Terreiro da Bahia e Sabor da Vila, ambos com especialidade em pescados; 7 Pizzas; Taverna Paradiso, com especialidade em massa; Terra Brasil, de comida variada, e o Tango Café para lanches, cafés, tortas e companhia.

Bom, por hoje é só.

Até mais!

B.Jus


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog e deixe seu registro!